Banner Topo 728×90 (#visitebc)
Banner Topo 728×90 (#visitebc)
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Congresso Internacional de Políticas Públicas para a América Latina: Educação e Saúde

21 de junho • 08:30 - 23 de junho • 22:30

8a72af_e73f9594dd30499abf33bab95568b4ef-mv2
Evento Apoiado pelo Convention

Diante da complexidade do real vivido em sociedade, a vivência de políticas públicas na saúde, na educação e cultura na América Latina tem levado pesquisadores e professores a criar e compreender campos interdisciplinares do conhecimento e da interconexão humana nas práticas sócio-políticas, educativas e culturais, visando explicações sobre a natureza da política pública e seus processos e impactos sociais. Segundo, Souza (2006) política pública pode ser entendida como o campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, “colocar o governo em ação” e/ou analisar ações” construídas e compartilhadas socialmente dentro de um pensar e agir criativo e crítico, tendo em vista o bem comum no desenvolvimento da qualidade de vida do ser humano no seu ambiente eco social, político, econômico e cultural.

Nessa visão política, o direito à Saúde e à Educação, bem como o respeito à diversidade cultural são instâncias de implicação política nos processos de governança nas estruturas sociais de representatividade institucional nos países da América Latina. Considerar essa ideia demanda reconhecer e promover ações para a prática de políticas públicas, promotoras da cidadania solidária da pessoa, inserida em um território político-sócio-cultural-ecológico na América Latina. Tal postura intelectual se fundamenta na visão de ser humano multidimensional, transcultural vivendo uma realidade complexa da intercomunicação e das potencias de poderes, tendo em vista a defesa à vida para um convívio social digno, que auxilie o empoderamento para a paz, à saúde e o humanescer nos processos de educação para o acolhimento da diversidade cultural, nas suas amplas manifestações, nos diversos cenários de poder e de aprendizado.
Esta ideia perpassa as políticas públicas no mundo das ciências que, por sua vez, está dentro de uma sociedade globalizada, complexa e sistêmica no tecido eco-sócio-político-econômico e transcultural da América Latina. Nela encontra-se a Universidade do Vale do Itajaí como Instituição Educacional Comunitária, comprometida com a vida desde a formação e promoção de pessoas, produção e socialização de conhecimento, de serviços e de produtos, visando o desenvolvimento Regional, Municipal e Nacional, na promoção do verdadeiro exercício da cidadania para a internacionalização do ensino-pesquisa-extensão nos seus Cursos de Mestrado Profissional de Gestão de Políticas Públicas, bem como vários cursos de formação do Centro de Ciências da Saúde.

Diante do exposto, a proposta deste Congresso terá impactos sociais e acadêmicos, pois se comporá por um programa denso e muitidiverso que aproximará o fortalecimento de laços entre pesquisadores, grupos de pesquisa, professores, alunos de pós-graduação e graduação, gestores, políticos e instituições para refletir sobre as políticas públicas no campo da educação, da saúde e do direito. Este Congresso certamente gerará novas aberturas para o intercâmbio e universitário, a internacionalização do ensino superior, e a geração de possibilidades de novas políticas públicas na interculturalidade da America Latina. Por outro lado, também mostrará uma panorâmica contextual das Políticas Públicas na América Latina, estimulando o desenvolvimento da pesquisa nos grupos de pesquisa nos referidos cursos de Stricto Sensu da UNIVALI, já acima mencionados, bem como outros do Brasil.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:
Promover encontros de pessoas, instituições públicas e privadas para refletir sobre os desafios e perspectivas das políticas públicas na América Latina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover a comunicação Interinstitucional entre pesquisadores, professores, atores sociais, por meio de simpósios, conferências, mesas de debate e comunicações de pesquisa.
Integrar e socializar experiências de ensino, extensão e pesquisa, visando a internacionalização do conhecimento na América Latina.
Organizar exposição de Arte Visual, com apresentação musical sobre o tema “ Humanescer para a Paz”, para sensibilizar e despertar as pessoas, instituições e governantes para o respeito e corresponsabilidade com a vida, na relação ser humano-sociedade-natureza e o sagrado.
Organizar uma Exposição de Arte fotográfica com o Tema: Uma foto-etnografia no cotidiano da pesca: políticas públicas customizadas
Publicar número temático sobre políticas públicas na América Latina na Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, ou eventualmente em outros periódicos, um livro sobre os artigos dos conferencistas, um catálogo da exposição de arte e os anais do evento.
Promover eventos culturais e feiras de livros e de economia solidária para o encontro de manifestações de arte e cultura locais, regionais e externas, reconhecendo os talentos universitários latino americanos.

Detalhes

Início:
21 de junho • 08:30
Final:
23 de junho • 22:30
Website:
https://www.congressoppal.com.br/

Local

Univali
Rua Uruguai, 458, centro
Itajaí, Santa Catarina 88302901 Brasil
+ Google Map
Telefone:
55 (47) 33417500
Website:
www.univali.br

Cadastre-se e receba informações por email

Fique informado sobre tudo que acontece em Balneário Camboriú

Você pode se descadastrar a qualquer momento.