Banner Topo 728×90 (#visitebc)
Banner Topo 728×90 (#visitebc)

Fórum MICE reúne representantes das três esferas do turismo em Balneário Camboriú

Fórum MICE reúne representantes das três esferas do turismo em Balneário Camboriú

As perspectivas e os possíveis caminhos para o Turismo de Eventos e Negócios foram discutidos na manhã de sexta-feira, 24, em Balneário Camboriú, durante a primeira edição do Fórum MICE da cidade. O evento, sob organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, reuniu representantes da esfera municipal, estadual e nacional e fomentou a discussão do tema através de apresentações, um painel e uma palestra com o vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Reed Exhibitions, o uruguaio Juan Pablo de Vera.

 

Com mais de 25 anos de experiência no setor de eventos, o profissional da empresa organizadora de eventos líder no mundo, ressaltou a importância do Mercado MICE, que representa hoje 54% do turismo mundial e destacou alguns dos aspectos mais relevantes do setor, que inicia geralmente com a escolha do destino, passa pelo conteúdo diferenciado, e principalmente pela realização de um evento único, que saia do comum e busque estimular as sensações do participante. Para conquistar este mercado, Juan destacou a importância de um planejamento para o destino, a incorporação dos recursos de tecnologias e a busca de uma característica para vender Balneário que realmente a represente e a diferencie.

 

O Presidente do Convention Bureau, João Francisco Barão, aproveitou o momento para destacar as vocações de Balneário Camboriú e a importância da visão do turismo regional, que tende a fortalecer ainda mais o destino. Para ele, a palavra chave é gestão, passando pela capacitação de toda a cadeia que trabalha com o turismo, além de um trabalho com o próprio morador da cidade, na busca por um destino ainda mais hospitaleiro.

 

O vice-presidente de Captação de Eventos do BC Convention, Geninho Goes, discorreu sobre as principais estratégias de captação de eventos, que em sua maioria, já estão sendo realizadas pela entidade. Por exemplo, a importância de um material de qualidade para vender a cidade, criação de um calendário de eventos unificado e atualizado, elaboração de um guia de vantagens, busca pelos embaixadores e aspectos como a criação de uma campanha de cordialidade e um plano para melhorias na infraestrutura.

 

Um dos pontos altos do evento foi o painel, que reuniu o presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz, o Secretário Adjunto de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Francisco dos Anjos, e o Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Miro Teixeira.  Vinicius Lummertz destacou a vocação de Balneário Camboriú, que já traz o conceito de cidade boa para se viver, mas ressaltou a necessidade de estar sempre inovando. “Precisamos estar sempre trazendo novidades para o turista, a exemplo do que Balneário já está fazendo com os cruzeiros, que começarão a atracar na cidade e o próprio Centro de Eventos”. O presidente ainda lembrou a questão política. “Não conseguimos transformar o turismo em uma plataforma política, o turismo não entra no debate dos governadores, por exemplo. É preciso uma liderança e a união da população para provocar um maior investimento neste segmento” disse.

 

O Secretário de Turismo de BC destacou a parceria com o Convention na divulgação do destino com o Projeto Visite Balneário Camboriú e Região, que é o mais importante, e trouxe os principais dados da cidade, que é o município mais premiado do Brasil e com o quarto melhor IDH. Francisco dos Anjos, lembrou do fortalecimento de alguns movimentos como a economia criativa, que precisa ser materializada e também atualizou o público com as últimas informações do Centro de Eventos, agora previsto para novembro.

 

O Fórum contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Sectur, Governo de Santa Catarina, Univali, Bella Catarina, Evolução Eventos e Hotel Sibara Flat.

Posts Relacionados

Cadastre-se e receba informações por email

Fique informado sobre tudo que acontece em Balneário Camboriú

Você pode se descadastrar a qualquer momento.